8 de dez. de 2016

Jornada literária VII: bordando o livro Minas por um fio


Enfim, os bordados!










































Jornada literária VI: Preparando o tecido para bordar


O tecido utilizado para o bordado foi americano cru. Ele tem uma trama simétrica, fácil de cortar, é firme e a cor é rústica. Mas precisava de um pouco de cor. E a escolha de se fazer manchas antes do desenho e do bordado foi planejada. Os alunos experimentaram manchar o papel, desenharam sobre os borrões... E gostaram da ideia.














Jornada literária V: aprendendo a bordar

Oficina de bordado

Foi necessário criar essa oficina por duas razões:

1ª - Muitos jovens nunca pegaram em uma agulha. Nunca tentaram enfiar a linha em uma agulha, muito menos dar um ponto, sequer. E precisaram aprender até a cortar a linha...
Como enfiar a linha, como dar um nozinho no final, como dar um ponto, como encerrar com um nozinho... Um mundo a ser descoberto!

2ª - Os alunos não conseguiam imaginar o desenho em forma de bordado. Estavam ligados ao sombreado, ao desenho minúsculo... Precisavam experimentar  "desenhar com linha de verdade, bordando".

Depois da experiência com o bordado, os desenhos seguintes ficaram melhores. Os alunos conseguiram criar uma imagem com lápis que seria transformada em alinhavo.