ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA
PINTURA RUPESTRE
Ignoramos como a arte começou. No passado, a criação de utensílios, as pinturas e esculturas não foram produzidas ao acaso. Pinturas e estátuas eram usadas em rituais de magia. A imagem já possuía poderes mágicos.
As pessoas representavam animais em tamanho natural: bisão, cavalo, mamute... Muita coisa foi destruída pela ação do tempo. Outras, mais protegidas, chegaram até nós.
Os artistas da época pintavam e desenhavam nas paredes das cavernas e em rochas. Esse tipo de arte é chamado de arte rupestre.
Nossos ancestrais usavam corantes naturais, feitos de minerais, ossos queimados, carvão, vegetais, sangue e gordura de animais. Trituravam rochas e misturavam gordura de animais que servia de aglutinante. Utilizavam dedos, gravetos, pincéis, pelos e penas para espalhar a tinta.
Que significam essas imagens de animais, pessoas ou símbolos misteriosos? Eram uma espécie de escrita primitiva ou desenhos religiosos ligados aos votos que alguém fazia para ter uma boa caçada ou um filho sadio? Seriam simples cópias do que viam no dia-a-dia?
É muito difícil responder com precisão, pois teríamos de conhecer bem a cultura dos povos antigos. O mais provável é que muitos fossem ligados a ideias religiosas.
Muitas pinturas e esculturas foram produzidas há mais de 30000 anos.
As mais antigas manifestações de pinturas rupestres no Brasil encontram-se na Serra da Capivara, no Piauí, datando de cerca de 13000 a.C.. Em Pedra Pintada, na Paraíba, foram encontradas pinturas com cerca de 11 mil anos de idade e, em Minas Gerais, chamam atenção os registros de arte rupestre localizados em várias cavernas do vale do Peruaçu, que se distinguem por seus raros desenhos de padrões geométricos, executados entre 2.000 e 10.000 anos atrás. São igualmente dignas de menção as pinturas de animais descobertas em grutas calcárias no vale do Rio das Velhas, em Lagoa Santa, Minas Gerais.
Na documentação arqueológica brasileira, predominam o uso de materiais como osso, chifre, pedra e argila, para a confecção de objetos utilitários (recipientes, agulhas, espátulas, pontas de projétil), adornos (pingentes e contas de colar) e cerimoniais, atestando uma preocupação estética observável, sobretudo, na extraordinária variação de formas geométricas e no tratamento das superfícies e dos retoques.
ARQUITETURA
Os grupos pré-históricos eram nômades e se deslocavam de acordo com a necessidade de obter alimentos. Durante o período neolítico essa situação sofreu mudanças, desenvolveram-se as primeiras formas de agricultura e consequentemente o grupo humano passou a se fixar por mais tempo em uma mesma região, mas ainda utilizava-se de abrigos naturais ou fabricados com fibras vegetais ao mesmo tempo em que passaram a construir monumentos de pedras colossais, que serviam de câmaras mortuárias ou de templos. Raras eram as construções que serviam de habitação. Essas pedras pesavam mais de três toneladas, fato que requeria o trabalho de muitos homens e o conhecimento da alavanca.
Esses monumentos de pedras foram denominados "megalíticos" e podem ser classificados de: dólmens, galerias cobertas que possibilitavam o acesso a uma tumba; menires, que são grandes pedras cravadas no chão de forma vertical; e os cromlech, que são menires e dólmens organizados em círculo, sendo o mais famoso o de Stonehenge, na Inglaterra.
ESCULTURA
A escultura foi responsável pela elaboração tanto de objetos religiosos quanto de utensílios domésticos, nos quais encontramos a temática predominante em toda a arte do período. Animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas, conhecidas como Vênus, caracterizadas pelos grandes seios e ancas largas, são associadas ao culto da fertilidade.
Entre as mais famosas estão a Vênus de Lespugne, encontrada na França, e a Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria. Elas foram criadas principalmente em pedras calcárias, utilizando-se ferramentas de pedra pontiaguda.
Durante o período neolítico europeu (5000a.C. - 3000d.C.) os grupos humanos já dominavam o fogo e passaram a produzir peças de cerâmica, normalmente vasos, decorados com motivos geométricos em sua superfície. Somente na idade do bronze a produção da cerâmica alcançou grande desenvolvimento, em virtude da sua utilização na armazenagem de água e alimentos.
(Textos e imagens retirados da internet)
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