Stop-Motion é uma técnica de animação quadro-a-quadro, usando uma máquina fotográfica, filmadora ou, nos dias de hoje, computador. Para fazê-la, é necessário desenhos em papel, objetos diversos, modelos vivos, massinha de modelar, etc.. O material mais usado, foi a massa de modelar, a famosa massinha.
É a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando quadro a quadro cada objeto ou cena. Entre um quadro e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Quando o filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão se movimentando. Produções recentes em stop motion: "A fuga das galinhas", "Mary e Max", "A noiva cadáver" e a série "Shrek".
O longa metragem "Branca de Neve e os sete anões", realizado em 1937, pelos estúdios Disney, se tornou um marco na história das animações, um clássico que até hoje encanta a todos que o assistem. A fórmula foi associar um bom roteiro, um grande domínio da parte visual, de modo que os desenhos se tornassem convincentes em relação à caracterização dos personagens e seus movimentos, além de ter uma cuidadosa trilha musical.
Exemplos de animações, tirados da internet:
1 - “T-Shirt War!! 2010″- animação feita com troca de camisetas. Muito criativa!
É só clicar e assistir:
Guerra das camisetas
2 - Milhares de novos videos interessantísimos surgiram, aproveitando stop motion. É o caso daquele clipe com uma mulher na cama, que foi copiado discaradamente pela Riachuelo:
Veja:
3 - Uma deliciosa animação feita com a balinha m&m é imperdível!
m&m
4 - Piratas Pirados! é uma animação stop-motion dos estúdios Aardman, com técnica feita a mão que levou a empresa a vencer o Oscar® com o filme Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais e A Fuga das Galinhas. Só que, para esse filme, não poderei colocar nenhum link. Ele está nos cinemas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Após a visita, deixe seu comentário!